You are here: Home / Sobre o CESUP / Histórico

Histórico

Altix

Cluster Altix ICE 8400

Performance teórica: 15,97 Tflops


O CESUP amplia os recursos computacionais disponibilizados à comunidade científica com a aquisição do cluster SGI Altix. O cluster Sun Fire permanece em operação.












Newton

Cluster Sun Fire

Performance teórica: 12,76 Tflops


O CESUP entra definitivamente na era dos clusters com a instalação do Sun Fire. Esse equipamento possui 45 nós de processamento, 3 de gerência e 9 GPUs, além de 1,3 TB de memória e quase 200 TB de capacidade de armazenamento.












Cray-T90

Cray T90

Performance teórica: 6 Gflops


Já defasado, o primeiro supercomputador é substituído pelo Cray T90, com 4 processadores e um laboratório de visualização.












Cray-YMP

Cray Y-MP

Performance teórica: 0.66 Gflops


O CESUP é inaugurado, em 28 de agosto, com um computador Cray Y-MP. Foi a primeira máquina dessa arquitetura na América do Sul e, naquele momento, figurava na lista dos computadores mais rápidos do mundo, o TOP 500.












Cesup Pequeno

A lei que instituiu o II PLANIN - Plano Nacional de Informática e Automação - aprovada pelo Congresso Nacional Brasileiro em outubro de 1991, propõe a instalação de um Centro Nacional de Supercomputação para oferecer serviços computacionais avançados aos pesquisadores brasileiros.


Administração do Site Webmail Universidade Federal do Rio Grande do Sul SINAPAD