Você está aqui: Página Inicial / Informações ao Usuário / Política de Uso

Política de Uso

Contas de Acesso

A conta é o meio de acesso aos recursos disponibilizados pelo CESUP, e o instrumento pelo qual se caracteriza o usuário. Ao receber uma conta, o então usuário declara admitir incondicionalmente a política estabelecida neste documento, bem como conhecer e entender o estabelecido nos manuais de operação do sistema.

A cada conta no sistema computacional do CESUP está associada uma senha, estabelecida pelo próprio usuário da conta quando do acesso ao sistema pela primeira vez. Tal senha é intransferível e de caráter estritamente pessoal.

O conjunto das variáveis de ambiente particular a cada conta pode ser modificado a contento pelo usuário, e os programas dos quais venha a necessitar devem, sempre que possível, ser compilados/instalados pelo próprio. Nos casos excepcionais, a compilação/instalação pode ser solicitada à equipe técnica do CESUP, através de correspondência eletrônica ao serviço de suporte operacional (suporte@cesup.ufrgs.br).

Exceto quando por corrupção devida a falhas do sistema, manutenção de hardware ou software, ou trocas do sistema operacional, o CESUP garante ao usuário a integridade de seus dados, contanto que mantidos em sua respectiva área de trabalho, e no período de validade de sua conta (neste contexto, a área de trabalho é aquela identificada no sistema pela variável $HOME). A execução periódica de cópias de segurança em mídia independente é de inteira responsabilidade do usuário.

Renovação das Contas

As contas expiram após transcorridos 180 dias da data de abertura, e somente são renovadas por requisição do usuário, que (quando ativo) é notificado de antemão, por meio de correspondência eletrônica, acerca da necessidade de renovação (neste contexto, o usuário ativo é aquele que tenha conectado-se à máquina ao menos uma vez nas 12 semanas anteriores à data de expiração da conta). O relatório de renovação, cujo link de acesso é enviado ao usuário na ocasião da notificação, deve incluir informações detalhadas sobre:

  • os artigos publicados (e/ou aceitos à publicação), resultantes de pesquisa fomentada, mesmo que em parte, pela utilização dos recursos computacionais do CESUP;
  • a estimativa de alocação de recurso para o semestre seguinte.

Pelo ato da renovação, o usuário declara estar ativamente vinculado ao projeto de pesquisa que viabilizou a abertura da respectiva conta. Nos casos nos quais o usuário omite-se da requisição de renovação, a conta é encerrada automaticamente.

Encerramento das Contas

Exceto quando por ocasião da renovação, as contas se encerram, de forma automática, imediatamente após a expiração. Ou, quando o respectivo usuário solicita o encerramento, que neste caso ocorre imediatamente após a solicitação.

É reservado ao CESUP o direito de, sem ressalvas ou aviso prévio, encerrar uma conta de usuário, quando acerca dela observar-se uma ou mais das situações abaixo especificadas:

  • inatividade por período igual ou superior a 90 dias;
  • quebra e/ou reincidência de quebra de senha por terceiros;
  • uso indevido (com fins alheios aos apresentados na abertura da conta);
  • não observância de quaisquer dos termos aqui estabelecidos.

A partir do momento em que uma conta é encerrada, o CESUP isenta-se, total e imediatamente, do compromisso de manter armazenados quaisquer arquivos a ela associados.

Citação em Publicações

A todo e qualquer usuário do CESUP cabe o dever de incluir em quaisquer publicações oriundas dos projetos aqui desenvolvidos, mesmo que parcialmente, a seguinte frase (ou o equivalente no idioma da publicação): Pesquisa desenvolvida com o apoio do Centro Nacional de Supercomputação (CESUP), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Considerações Gerais

É de responsabilidade do usuário a notificação de mudanças em seu endereço de correspondência eletrônica e/ou telefone de contato. O CESUP isenta-se totalmente da manutenção da conta de quaisquer usuários, e dos arquivos a ela associados, caso a comunicação entre as partes não suceda em decorrência de dados cadastrais desatualizados.

Ao usuário cabe também a responsabilidade de manter-se atualizado acerca do cronograma de eventos do sistema, veiculado sempre por meio de correspondência eletrônica.

Ao CESUP é reservado o direito de, sem ressalvas ou aviso prévio, examinar os arquivos relacionados a uma dada conta de usuário, quando acerca dela sejam observadas quaisquer suspeitas de uso indevido ou inobservância da política aqui disposta.


Administração do Site Webmail Universidade Federal do Rio Grande do Sul SINAPAD